Covid-19

COVID-19

Neste dia 12 de maio de 2015, aconteceu  nas

Quarta-feira, 13 de maio de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 1429 vezes


Ouvir matéria

Neste dia 12 de maio de 2015, aconteceu  nas dependências de Pólo da UAB, a Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Educação do nosso município para os próximos 10 anos.

A Audiência Pública foi um momento muito significativo e marcante, caracterizado pela valorização da contribuição dos cidadãos presentes e do debate aberto, de confronto de idéias e diálogo franco entre prefeito, secretário da educação e participantes no plenário. Os trabalhos começaram às 8 horas e trinta minutos e encerraram-se às dezesseis horas e quarenta minutos, contando com 140 pessoas, aproximadamente.  Na abertura, o prefeito José Maria Reis Junior enfatizou sua satisfação pela forma participativa com que o documento foi elaborado, agradecendo o empenho de todos os cidadãos envolvidos em sua construção. O presidente  da Câmara dos Vereadores, Josnei Erivan Freitas expressou seu apoio ao trabalho realizado, elogiando a forma democrática com que foi conduzido e destacando a relevância de que tudo esteja em consonância com a lei orçamentária para que as estratégias colocadas no PME possam de fato ser concretizadas. O Secretário de Educação e Cultura José Irineu Weiber demonstrou seu contentamento pelo comprometimento de tantos profissionais da educação, pois percebe nisso o interesse nas melhorias no setor educacional por parte  da comunidade escolar.

A edificação do Plano Municipal de Educação de Cândido de Abreu foi um processo democrático, participativo e de elaboração coletiva,  abrangendo segmentos educacionais e setores da sociedade. Houve uma expressiva participação nos seguintes eventos: 1 reunião de sensibilização da comunidade e formação da Coordenação e Equipe Técnica; 1 reunião para a formação de grupos de pesquisa do Diagnóstico Municipal; 3 reuniões (etapas) do Seminário de apresentação e debates sobre os resultados do Diagnóstico pesquisado; 1 reunião para discussão das metas nacionais e formação de equipes de elaboração das metas municipais; 1 pré-audiência entre Comissão Coordenadora, Equipe Técnica, professores da zona rural e demais interessados para apresentação e discussões preliminares sobre as metas e respectivas estratégias elaboradas; Pré-audiências nas escolas urbanas, envolvendo as comunidades escolares, e a Audiência Pública para apresentação à análise e propostas de mudanças do Documento-Base. Vale ressaltar que paralelos a estas reuniões houveram encontros de grupos para discussões e trabalhos de campo.

Na ocasião foi também eleitas 28 pessoas, criando o Fórum municipal de Educação irá monitorar e avaliar a execução do Plano pelos próximos 10 anos

A Comissão Coordenadora encaminhará o Documento-Base do PME oficialmente ao Poder Executivo, que vai elaborar e enviar um Projeto de Lei para a apreciação da Câmara de Vereadores. O Legislativo, por sua vez, analisará e aprovará o Projeto de Lei e  o Plano Municipal de Educação que deverá então ser sancionado pelo Executivo.

Fonte: Prefeitura Municipal

 Veja Também

Horário De Atendimento: Seg a Sex - 08h às 11:30h | 13h às 17:30h