Covid-19

COVID-19

Secretaria de Saúde realiza 14ª Conferência Municipal de Saúde de Cândido de Abreu

Quinta-feira, 30 de março de 2023

Última Modificação: 30/03/2023 14:54:33 | Visualizada 34 vezes


Ouvir matéria

À secretaria de Saúde de Cândido de Abreu promoveu na terça-feira, 28 de março o evento da 14ª  Conferência Municipal de Saúde, “Garantir Direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia -  amanhã vai ser outro dia”, no Polo da Universidade do Brasil de Cândido de Abreu. O evento teve participações de secretários municipais, vereadores, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Juíza de direito, promotora de Justiça, secretária municipal de saúde e profissionais da saúde, administradora da Secretaria de Estado do Paraná e a população.
Essa conferência é de muita importância a participação da comunidade, pois é uma das diretrizes que compõem a concepção do Sistema Único de Saúde – SUS, para organização e gestão da formulação e execução da Política de Saúde no Brasil.
Com a participação da comunidade, gestores, prestadores e trabalhadores, que o SUS foi construído em uma conferência de saúde em 1986, e oficializado na Constituição Federal em 1988. Isso demonstra o quanto é importante a participação das pessoas na construção do SUS que queremos.

Mas é preciso cada um fazer a sua parte, quando usamos o serviço público errado, como por exemplo: não usar a medicação correta, ou não nos cuidamos (autocuidado: caminhada, alimentação adequada….) gera desperdício ou má utilização do recurso público, e com isso prejudicamos o atendimento, podendo faltar pra outra pessoa, pois o recurso público é finito. 

Desta forma, à Conferência Municipal de Saúde tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde, de forma a atender todos com equidade. Equidade é atender aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa.

A Conferência Também tem como finalidade: pautar o debate e a necessidade da garantia de financiamento adequado e suficiente para o SUS, confirmar, promover e fixar os princípios e diretrizes do SUS, para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

Além disso a conferência tem o papel de fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da Conferência Municipal, Estadual e Nacional; eleger as entidades e seus representantes para o Conselho Municipal de Saúde, mandato de 2023 – 2026

A nova composição do Conselho Municipal de Saúde ficou definida após a conferência:
Representantes do seguimento gestão: Larissa Estevão Romanichen - Secretária Municipal da Saúde e suplente Aridiane Rosa de Melo – Diretora Secretaria de Saúde.
Representantes dos prestadores de serviço foram eleitos Andressa Blum Medrek Delgado e suplente Samuel Martins Delgado Neto.  
Representantes no seguimento trabalhadores de saúde foram eleitos: Valdir Lopes Viana e suplente Suzana Borges Macedo, Mariane de  Lourdes Torquato Walecki  e suplente Glaucia Beatriz Floriano.
No seguimento usuários foram eleitos: Laira Blan e suplente Claudilene Blan representantes da Comunidade São João Batista do Palmital I; Marcos Roberto Castro e suplente Maria Sirley Farias representantes do Conselho Municipal do Idoso; Juarez Luiz Ribeiro e Beatriz Carvalho representantes da Associação Comercial e Empresarial de Cândido de Abreu (ACICA); Helton Diniz Rocha e suplente Altair Schaitel representantes da Igreja Presbiteriana do Brasil de Cândido de Abreu.

 Veja Também

Horário De Atendimento: Seg a Sex - 08h às 11:30h | 13h às 17:30h