Quarta-feira, 02 de julho de 2014
Última Modificação: // | Visualizada 647 vezes
Ouvir matéria
O Prefeito Júnior nomeou seu ex-Diretor de Desenvolvimento Econômico, Darci Shactae, como titular da nova Secretaria Municipal de Meio Ambiente, criada recentemente. A Secretaria de Meio Ambiente foi desmembrada da Secretaria Municipal de Agricultura com o objetivo de dar maior agilidade aos serviços e com um enfoque mais direcionado a uma atividade cada vez mais exigida.
Segundo o Prefeito, a necessidade da existência na estrutura administrativa municipal de uma Secretaria de Meio Ambiente separada da Secretaria de Agricultura já tinha sido identificada quando da reivindicação de recursos para projetos ambientais junto a organismos similares em âmbito estadual e federal, que dão mais atenção as prefeituras que possuem essas secretarias.
A questão do meio ambiente é complexa e necessária, e inclusive nota-se que nas negociações internacionais os países – municípios incluídos – estrangeiros dão preferência a negociar com comunidades internacionais que atendam a requisitos de preservação do meio ambiente, e que a produção, de um modo geral, siga regras preservacionistas.
O prefeito ressaltou em justificativa apresentada à Câmara de Vereadores que a criação da Secretaria não trará grandes ônus às finanças municipais, pois grande parte dos recursos já previstos na antiga Secretaria serão remanejados, e outros, suplementados, para atender despesas normais e comuns a todas as secretarias municipais. E, além disso, com a Secretaria de Meio Ambiente estruturada e funcionando a pleno vapor, novos recursos poderão ser obtidos por meio de convênios.
Darci Sachtae, o novo Secretário, diz que vai enfrentar todos os setores com dedicação e muito trabalho, e sua preocupação mais imediata é a conclusão do aterro sanitário, que deve estar em pleno funcionamento a partir do dia 3 de agosto, tendo recebido determinação expressa do Prefeito Júnior para que acelere os trabalhos.
Fonte: Prefeitura Municipal