Vlibras

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - DE 31/05 A 06/06

Quinta-feira, 02 de junho de 2016

ÚVisualizada: 1774 vezes


Ouvir matéria

TRABALHOS EXECUTADOS PELA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

VIVEIRO MUNICIPAL

            Dando continuidade ao trabalho no meio ambiente, continuamos a produção de essências nativas para plantio em áreas de recuperação e embelezamento das propriedades.

            Nós, da Secretaria do Meio Ambiente, estamos muito contentes pois a procura espontânea de espécies nativas por parte dos agricultores aumentou bastante, tendo sido atendidos, somente de janeiro a maio 85 agricultores, com um total de 6.091 mudas.

            As espécies mais pedidas tem sido as destinadas a fornecer sombra, flores e frutíferas. Lembrando: todas nativas.

            Para melhor controle das mudas, solicitamos que as mesmas sejam retiradas do Viveiro no prazo máximo de uma semana, a contar da data do pedido.

            Lembramos que nosso Viveiro produz somente essências nativas.

            Quem tiver interesse, procure a Secretaria do Meio Ambiente, e faça seu pedido, sendo que as mudas não são cobradas.

            O horário de atendimento no Viveiro Municipal é das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

            Como nossos funcionários ainda não possuem proteção contra as intempéries climáticas, com chuvas constantes o Viveiro permanece fechado. Em breve o problema estará resolvido.

 

KIT DE TRABALHO DOS VIVEIRISTAS

            Para que nossos funcionários possam trabalhar com a máxima proteção, fornecemos um kit composto de botinas, calças, camisetas, além do protetor solar fator 60.

            Quando é necessário o uso de agrotóxicos, nossos funcionários possuem todos os EPIs recomendados.

 

PALESTRA LAGUICHE

            Dando continuidade aos trabalhos de educação para preservação do Meio Ambiente, nossos técnicos, juntamente com o Secretário Darci Schactae, estiveram na Escola da Professora Marlene no Assentamento 19 de Junho onde conversamos com os alunos e pais.

            Como primeiros frutos, os alunos se comprometeram em fazer desenho de como gostarão que a Escola fique e que árvores e flores desejam plantar. O melhor trabalho será escolhido pelos próprios alunos e faremos o plantio das espécies escolhidas. Os alunos cuidarão do plantio e cuidados.

CHEGADA DO CAMINHÃO

             No mês de maio deste ano, uma aspiração do nosso povo pôde ser finalmente atendida com a chegada do caminhão para coleta de lixo adquirido com recursos próprios do Município.

            Com a chegada deste veículo nossa população fica mais bem atendida além de maior segurança dos funcionários que trabalham na coleta seletiva.

 

            KIT GARIS

            Também para maior segurança dos garis, foi fornecido um kit a cada um dos funcionários composto de: botinas, luvas, calças, camisetas e protetor solar fator 60.

            A cor dos uniformes é laranja, pois permite uma fácil visualização, sendo, portanto, uma cor padrão.

LAY OUT DO CAMINHÃO

            Os munícipes que já tiveram oportunidade de ver este novo caminhão para a coleta seletiva, certamente notaram que ele possui personalizações feitas com desenhos. Estes foram feitos por alunos das Escolas Municipais do Marumbi, da Professora Edinéia e do Capinzal, da Professora Vitória. Também as frases que estão junto aos desenhos foram escritas pelos alunos destas duas Escolas.

            Escolhemos estas Escolas pelo trabalho que iniciamos em 2014, sobre o Educação Ambiental, com ênfase no destino correto do lixo. Não conseguimos visitar todas as Escolas Municipais mas, dentre as visitadas, estas duas continuaram trabalhando com os alunos, já tendo praticado muitas ações relativas ao Meio Ambiente.

            Assim, o desenho que enfeita as laterais do caminhão foram feitas por aluno da Escola do Marumbi e Capinzal, e a frase por aluno da Escola do Capinzal.

            Poderíamos ter usado fotos da internet mas achamos muito mais bonito colocar desenhos de nossas crianças. Parabéns às Professoras, alunos, pais e a todos moradores das comunidades.

ATERRO SANITÁRIO

            Finalmente foi dada a ordem de serviços, por parte do Governo Federal, para o início das obras do aterro sanitário, no que se refere à disposição final dos dejetos. A Empresa vencedora da licitação já está trabalhando no local.

            Aguardamos a ordem de serviço para os barracões de triagem e demais instalações para colocá-lo em funcionamento, o que esperamos para o final do ano.

COLETA DE PNEUS INSERVÍVEIS

            No mês de maio realizamos a segunda coleta de pneus inservíveis.

            Salientamos que não é da responsabilidade da Prefeitura dar destino final a este tipo de lixo mas, pensando no Meio Ambiente, a Secretaria resolver intervir.

            Nesta última coleta foram recolhidos 60 pneus de caminhão, 600 de carros de passeio e 150 de motocicletas, perfazendo um total de 8.300 quilos.

COLETA LIXO ELETRO/ELETRÔNICO

            Também não é de nossa responsabilidade mas como se trata de lixo altamente perigoso, estamos marcando a IV Coleta Seletiva de Lixo Eletro/eletrônico, que deveria ter ocorrido no último dia 02 mas, devido as chuvas, fomos obrigados a cancelar, devendo ser marcada nova data.

            Esta coleta é feita somente na Cidade, em dois pontos: na Praça do Ginásio de Esportes e na Praça José Malucelli França na Bela Vista.

            Os munícipes que residem no interior, caso possuam este tipo de lixo, podem trazer no dia marcado e entregar num dos pontos de coleta.

            NÃO RECEBEMOS LÂMPADAS E PILHAS.

            RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA: LIXO DOMICILIAR.

 

            "A NATURESA É O ÚNICO LIVRO QUE OFERECE CONTEÚDO VALIOSO EM TODAS AS SUAS FOLHAS". Johann Wolfgang von Goethe

           

                       

 

 

           

 

 

 

 

 

 

                       

Fonte: Prefeitura Municipal

 Veja Também

Horário De Atendimento: Seg a Sex - 08h às 11:30h | 13h às 17:30h
0800-3554123 prefeitura@candidodeabreu.pr.gov.br Av. Paraná, 03 - Centro - Cândido de Abreu - Paraná - 84470-000

Mapa do Site

Última atualização do site: 30/06/2025 21:20:35

Prevenção à Corrupção

O selo de prevenção à corrupção, ou selo de adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), é um reconhecimento dado a entidades públicas que demonstraram comprometimento em adotar práticas de combate à corrupção. O PNPC é uma iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU) e das Redes de Controle da Gestão, com o objetivo de reduzir a exposição à corrupção e à fraude em órgãos públicos. Como funciona o selo: Adesão ao PNPC: As entidades públicas interessadas aderem ao PNPC através de um questionário online, que avalia a implementação de mecanismos de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento de atos de corrupção. Avaliação e relatório: Após a adesão e preenchimento do questionário, é gerado um relatório de suscetibilidade da organização e um roteiro de atuação sugerido pelo PNPC. Selo de reconhecimento: As entidades que demonstram compromisso com as práticas de prevenção à corrupção recebem o selo do PNPC, que comprova a sua participação no programa. Acesso ao e-Prevenção: A plataforma online do PNPC, chamada e-Prevenção, permite às entidades públicas realizar autoavaliações e acessar informações sobre as boas práticas de prevenção à corrupção. Exemplos de entidades que receberam o selo: Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) Prefeitura de Indianópolis (PR) Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) O selo de prevenção à corrupção é uma ferramenta importante para: Promover a integridade na administração pública: Ao incentivar a adoção de práticas de prevenção, o selo contribui para a redução da corrupção e a melhoria da governança pública. Forçar a transparência: O selo e o e-Prevenção incentivam a transparência nas ações das entidades públicas, permitindo que a sociedade acompanhe as medidas tomadas para combater a corrupção. Promover a cultura de integridade: A participação no PNPC e a obtenção do selo contribuem para a disseminação da cultura de integridade em todos os níveis da administração pública.

Selo de qualidade em transparência pública

O selo de qualidade em transparência pública é um reconhecimento concedido a órgãos públicos que demonstram alto nível de transparência nas suas atividades e informações. Este selo, geralmente concedido por órgãos de controle como o Tribunal de Contas ou a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), visa incentivar a adoção de melhores práticas em transparência e accountability. Como funciona: Avaliação: A Atricon, por exemplo, realiza o Levantamento Nacional de Transparência Pública (LNTP) para avaliar o grau de transparência dos portais online dos órgãos públicos. Classificação: Os portais são classificados em categorias como Diamante, Ouro e Prata, dependendo do cumprimento de critérios de transparência. Reconhecimento: Os órgãos que atingem os critérios de excelência recebem o selo de qualidade correspondente à sua classificação. Incentivo: O selo de qualidade atua como um incentivo para que os órgãos públicos continuem a aprimorar suas práticas de transparência. Exemplos: O Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), por exemplo, utiliza o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) para avaliar e reconhecer a transparência dos órgãos. O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina TCE/SC também recebe o selo Diamante da Atricon, que atesta a transparência ativa no seu portal. O Ministério Público do Amazonas (MPAM) também conquistou o Selo Diamante por sua qualidade em transparência pública, segundo o MPAM. Benefícios: Controle social: O selo de qualidade fortalece o controle social sobre as ações do governo. Aprimoramento das políticas públicas: A transparência e o controle social podem levar a um aprimoramento das políticas públicas. Fortalecimento da democracia: A transparência e o controle social são importantes para a democracia. Em resumo, o selo de qualidade em transparência pública é uma ferramenta importante para garantir que os órgãos públicos sejam transparentes e prestem contas aos cidadãos.