Segunda-feira, 08 de janeiro de 2024
Última Modificação: 08/01/2024 17:06:06 | Visualizada 27 vezes
Ouvir matéria
A Prefeitura Municipal de Cândido de Abreu, por intermédio da Secretaria de Agricultura, dentro do seu planejamento de desenvolvimento, junto aos agricultores familiares vem buscando novas alternativas e inovações. Neste ano de 2023 foram fornecidas mudas de maracujás e mudas nativas. Agora, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Casa Familiar Rural foi implantado um campo experimental de novas culturas, que futuramente servirá de unidade demonstrativa para visitas e dias de campo, que tem como objetivo – diversificar variedades e novas tecnologias aos agricultores familiares da região. O campo tem ainda como objetivo, multiplicar variedades, podendo então serem repassadas futuramente aos produtores.
Estas, são 11 variedades de batata doce que foram fornecidas pelo Laboratório de Mecanização Agrícola (LAMA), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, (UEPG), e oito variedades de mandioca de mesa, fornecidas pela Associação Técnica das Indústrias de Mandioca do Paraná, ATIMOP) e o IDR-Paraná, (Instituto de Desenvolvimento Rural de Paraná), também, duas variedades de sementes de milho crioulo.
O campo foi cedido pela Secretaria de Meio Ambiente do Município, onde a Secretaria de Agricultura fez todo o trabalho de preparo, correção de solo e adubação; a implantação das culturas foi realizada com o apoio da Casa Familiar Rural de Cândido de Abreu. Os alunos ajudaram no momento do plantio e preparo das mudas, sob orientação dos professores técnicos da instituição, agregando assim em seu aprendizado.